quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Se você pudesse, mudaria seu passado?



Essa pergunta por várias vezes tem permeado meus pensamentos, e por certo os seus também, e por vezes a resposta é afirmativa, queremos mesmo mudar fatos estranhos, dificieis e contrangedores, momentos que nos fazem sofrer e dias dos quais tentamos esquecer. O interessante é que não podemos mudar apenas as coisas ruins e ficar com as boas, ao mudar uma única escolha, mudamos tudo. Quando terminamos um relacionamento e partimos para outro, queremos deixar para trás tudo, as atitudes, o sofrimento, as lembranças... O problema é que nunca conseguimos fugir de nós mesmos e eventualmente temos uma sensação de dejá vu.
Mesmo mudando de namorada, de cidade, de formato de vida, de carreira, quando menos esperamos, pimba! Lá está a situação idêntica ao ocorrido no passado.Meu primeiro pensamento é que estou amaldiçoado para sempre. Afinal, já sabemos o que não queremos (embora o que nós realmente desejamos nesta vida ainda seja meio confuso e nebuloso).
E aí você se dá conta que mesmo achando que tudo poderia ficar esquecido no passado, seu presente é conseqüência dele, já que impossível reescrever nossa história. Ou seja, tudo que nós somos hoje é fruto de nossas experiências passadas, as boas e as más. Não mudamos nossa essência, mudamos apenas o poder de fazer escolhas e decidir como enfrentar as intempéries. Pena que ainda não vislumbramos o poder que isso representa.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Liberdade de expressão




Garantida pela Constituição Federal de 1988 a censura à liberdade de expressão até hoje, em pleno século XXI, passados 20 anos ainda é praticada. Causando embaraços e, por que nao dizer, prejuízos a muitas pessoas e empresas. A mais nova atitude de censura da liberdade de expressão se faz com a internet - meio de comunicação recente. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obriga - pela lei 9.504, de setembro de 1997 e pela resolução 22.718, de fevereiro de 2008 - portais, blogs, canais de video, sites de relacionamentos e mensagens SMS (popular "torpedo") de difundir opiniões sobre candidatos, partidos politicos e quaisquer temas eleitorais em tempo de eleição. Todos os meios de comunicação da internet se submete a lei imposta, porém não a aceita como expressão de justiça, uma vez que essa lei censura a opinião de pessoas e a livre expressão da sociedade sobre aquilo que lhe toca diretamente.
Desrespeito é a palavra que melhor se enquadra neste momento. A lei de 1997 iguala a internet aos meios convencionais de comunicação como o rádio e a telê, proibindo qualquer tipo de publicidade que nao seja a propaganda eleitoral gratuita, nos sites brasileiros. Mas abre espaço a midia impressa, uma vez que a essa não se aplica tal legislação, que podem, a exemplo do jornal "O Estado de São Paulo", manifestar-se a favor sobre as candidaturas na época entre Serra e Lula.
Somente se reivindica o direito constitucional de manifestar a opinião publicamente a respeito do que quer que seja, isso de longe não se confunde com anarquia, para que exista a democracia. Essa não somente é mostrada na urna, na hora do voto, mas também naquilo que podemos fazer ou deixar de fazer. O direito de livre expressão do pensamento vedado o anonimato é assegurado pela nossa Magna Carta, a Constituição Federal. No entanto, a resolução de 2008 proíbe a manisfestação da expressão individual ou coletiva afora pelo canal "can.br, e acompanhada a essa proibição veio a varredura em sites, portais, blogs, comunidades do Orkut e outros canais de relacionamento e, ainda nas salas de bate-papo, onde todos os canais que possuiam informações e opiniões foram retiradas do ar e excluídas.
Não há como conceber atos como este como de democracia e de bem-comum, isso é sim sem a menor dúvida interpretado como desrespeito e censura aberta a internet que mantém seus portais e suas empresas abertas gerando mais uma fonte de economia ao país, embora ainda nao igualável a rádio e tevê.
A empresa IG se impressionou com tal ato e propôs um mandado de segurança o qual será julgado nessa quinta-feira, pedindo a anulação dos efeitos dessas restrições, permitindo a publicidade de entrevistas com candidatos e a emissão de opiniões em relação a candidatos, partidos ou coligações; "trata-se de garantir liberdade de expressão e opinião, possibilitando existência e manutenção desse meio de comunicação", palavras empregadas pelos advogados da empresa no site da mesma. Aguardamos com extrema necessidade que essa garantia constitucional seja respeitada.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Primeira Postagem




Olá a todos!

Hoje começo a postar diversas mensagens neste blog. Serão mensagens sobre vários assuntos, onde prolatarei minhas opiniões sobre os assuntos abordados.

Quero primeiramente deixar minhas informações pessoais para que possam ter idéia de quem eu sou e futuramente se o destino disser que sim possamos nos conhecer. Mas vamos as definições:

Meu nome é Sérgio DPaula e sou profissional da área de Segurança da Informação de uma empresa conceituadissima no mercado de eletroeletrônicos, uma vez que sou formado em ciência da computação pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul. hoje ainda curso a faculdade de Direito na UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - com o intuito de futuramente abarcar a carreira de advogado.

A graduação no curso de Ciencias da Computação me proporciona conhecer diversos assuntos relacionados a tecnologia, mas a minha visão de mundo não me permite ficar meramente voltado a informática e a tecnologia, levando me por vários ambitos de relações humanas. Como TCC - Tese de Conclusão de Curso - firmei meu foco no ser humano e suas relações como a nanotecnologia, embora esse nome possa envolver sistematicamente a tecnologia, a visão abordada foi do ser humano dependente de sua alto-estima e vivência diária para produzir o mundo nanotecnologo.

E é exatamente o que se pretende este blog, que embora a formação acadêmica do autor, abordar temas de relevancia ao ser humano e suas relações interpessoais, e quando propicio focaremos a tecnologia.

Espero que vocês entrem, apreciem e comentem sobre o que aqui for mencionado. Visitem uma, duas e quantas vezes vocês quiserem.